Mais de 800 famílias atendidas. Mais de 2 mil vidas impactadas. Uma equipe com 25 profissionais. Referência em Autismo, TDAH, deficiências e terapias multidisciplinares.
O papel do pediatra na identificação precoce do autismo é muito evidente, uma vez que é ele o profissional responsável pelo acompanhamento das crianças desde os primeiros dias de vida. Quanto mais cedo o pediatra identificar os sinais que possam sugerir o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mais rapidamente será iniciada a estimulação e mais efetivos serão os ganhos no desenvolvimento neuropsicomotor.
A Psiquiatria da Infância e Adolescência é a área que cuida da saúde mental da criança e do adolescente. O cuidado da saúde mental nessa faixa etária tem algumas peculiaridades bastante diferentes das demais. O psiquiatra da Infância e Adolescência é treinado para avaliar não apenas o adoecimento mental daquele paciente, mas sim de todo o contexto ao redor dele. Além disso, o psiquiatra da Infância e Adolescência também é treinado para detectar não só o que está ruim ou adoecido, mas também os fatores protetores que acompanham todo o processo.
Assim, a Psiquiatria da Infância e Adolescência cuida da criança e do adolescente no âmbito da saúde mental, do desenvolvimento biopsicossocial, da saúde física, da saúde da família, da saúde escolar e assim por diante. É uma medicina que tenta contemplar o todo.
O fonoaudiólogo é um profissional da área de saúde formado em nível superior que trabalha com diversos aspectos da comunicação humana, atuando na prevenção, avaliação, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, respiração, deglutição e muito mais.
A odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e, até, adolescentes. O principal foco dessa especialidade é promover a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.
Ao iniciar cedo uma rotina de visitas ao odontopediatra, pais e filhos criam um vínculo de confiança com o profissional.
Na odontopediatria, a palavra de ordem é a prevenção. Quanto mais cedo começar, melhor. Por isso, as futuras mamães podem até mesmo aproveitar a fase da gestação para receber as orientações sobre os cuidados iniciais com o bebê.
A terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia.
Pense no seu dia a dia, e você vai perceber que ele é composto de uma série de atividades que precisam de diferentes habilidades. Mesmo que algumas delas pareçam muito simples, como escovar os dentes ou vestir uma camisa, existem condições de saúde que impedem ou dificultam sua realização adequada. O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (ocupações) quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.
O exame é feito por meio de uma série de procedimentos complexos e minuciosos, que incluem: 1- Testes neurológicos e psicológicos específicos; 2- Anamnese médica a partir de entrevistas com o paciente e seus familiares; 3- Observação clínica.
Com a coleta dos dados obtidos, é gerado um relatório sobre o perfil neuropsicológico do paciente. O resultado da avaliação permite detectar a causa e o estágio de desenvolvimento de alguma anormalidade, além de indicar se o paciente precisa ser encaminhado a um determinado especialista.
Além disso, médicos como psiquiatras, neurologistas e geriatras podem solicitar esse exame como recurso para nortear o diagnóstico e o tratamento mais adequado – o qual pode ser com remédios, terapia, reabilitação ou outros métodos.
A Psicologia Infantil é um ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. Assim, essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária. O estudo inclui questões de cognição, de perceção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas.
Os pais sempre se preocupam com a alimentação e com o desenvolvimento físico dos filhos. No entanto, tão importante quanto o crescimento e a evolução das funções motoras, são o aspeto emocional e cognitivo das crianças. É nesse cenário que entra a Psicologia Infantil, um ramo das ciências psicológicas voltado para entender o funcionamento psíquico dos pequenos.
As atividades para crianças autistas são importantes porque facilitam a interação delas com outras pessoas – como familiares, colegas, professores, entre outros.
Afinal, uma das principais características do Transtorno do Espectro Autista é a dificuldade de comunicação, tanto na expressão quanto na compreensão de informações.
As atividades para crianças autistas não atuam somente nas dimensões socioemocionais. Elas também são ferramentas valiosas para o desenvolvimento cognitivo e podem ajudar na coordenação motora e na consciência fonológica.
Crianças com autismo também correm o risco de muitos outros problemas nutricionais, como deficiências de nutrientes, alergias e intolerâncias alimentares. Cuidar de uma criança com autismo pode ser desafiador e no caso da alimentação saudável não é exceção. É importante que o autista seja acompanhado por um nutricionista desde cedo para que seja elaborado um plano alimentar nutritivo e equilibrado.
Vale destacar que a alimentação adequada é importante para o crescimento, contribui com o aprendizado, aumenta a imunidade e ajuda na prevenção de doenças.
No entanto, não existe uma dieta específica para os autistas. Ela deve ser individualizada, de acordo com as necessidades de cada um.
A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico. A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
A Psicopedagogia é uma área de especialização que envolve tanto a Pedagogia quanto a Psicologia. De forma geral, é a união das duas profissões e seus conhecimentos, já que tem como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem.
O profissional de Psicopedagogia é especializado pra auxiliar pessoas que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem independentemente do motivo. Inclusive, ajuda em casos de distúrbios ou transtornos (TDAH ou TEA, por exemplo).
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que pode comprometer a comunicação de maneira verbal ou não verbal, com manifestação de movimentos repetitivos e momentos de distanciamento do contato com a realidade. Assim, é fundamental a inclusão do tratamento fisioterapêutico precocemente para desenvolver as funções das atividades de rotina, como também a melhoria da evolução do desenvolvimento da coordenação e interação interpessoal.
Criado em 2018, o Instituto Neurodiversidade já atendeu hoje mais de 800 famílias, tendo impacto em mais de 2 mil vidas. Com afeto, acolhimento e dedicação, nossos pacientes estão mostrando ótimos resultados com constante evolução no desenvolvimento.
Como bem diz nosso lema, acolher é nossa prioridade, e transformar é responsabilidade!
Nosso objetivo é conseguir furar cada vez mais a nossa própria bolha, levando mais inclusão, mais informação, quebrando mais mitos e trazendo mais verdades para aonde qualquer pessoa esteja.
Venha você também, traga seu filho, marque sua consulta e faça parte desse time, será um prazer tê-lo (a) conosco!
Instituto Neurodiversidade – CNPJ: 38.179.524/0001-64
Site desenvolvido por Os Sócios Digitais